Saiba como usar a orientação solar no projeto da casa pré-fabricada

Saiba como usar a orientação solar no projeto da casa pré-fabricada

19 de agosto de 2022 Off Por Marilana Paola Souza

Qual é a importância da orientação solar para um projeto arquitetônico?

 

Tanto os engenheiros quanto os arquitetos precisam levar em consideração o posicionamento da construção em relação ao sol na elaboração dos seus projetos. Deixar de lado este aspecto pode acabar gerando problemas futuros para o proprietário.

Isso acontece porque a luz solar tem influência direta em questões como o conforto e a iluminação do imóvel. Além disso, reflete diretamente na sustentabilidade e garante economia com contas de energia elétrica. Outro ponto que ela pode contribuir bastante é na duração das estruturas do prédio e dos móveis no seu interior.

Assim, é interessante destacar que, em geral, o lado norte dos terrenos recebe a maior incidência diária de raios solares. Logo, o posicionamento da construção deve privilegiar esta porção e ela precisa ser levada em conta no planejamento dos cômodos.

As janelas e os elementos de proteção, como os toldos e as marquises, também precisam seguir esta orientação solar. No caso de pessoas que desejam fazer a instalação de painéis solares, o mais indicado é que estes estejam posicionados no norte do terreno.

 

Qual é a posição ideal para os cômodos de uma construção segundo a orientação solar?

 

Seguindo a ideia de que a porção norte do terreno recebe maior incidência de sol, a orientação da construção deve posicionar idealmente varandas e quartos do lado leste do imóvel. Isso vai garantir que estes espaços recebam o sol da manhã, mas não fiquem muito quentes durante o período da tarde.

Nesse ponto, é interessante destacar uma exceção. A região Sul do Brasil não deve seguir esta orientação solar e precisa priorizar a localização de quartos e varandas do lado oeste, de modo que o calor do meio-dia possa ser devidamente aproveitado pelos moradores.

Quando se fala sobre os espaços de menor permanência da casa, como as áreas de serviço e as garagens, é interessante que estes se localizem no lado oeste. Este posicionamento deve ser seguido especialmente no caso das áreas de serviço, visto que a incidência do sol é fundamental para a secagem das roupas.

Sem dúvidas, a porção sul do terreno é a de maior complexidade em um projeto arquitetônico que leva em consideração a orientação solar. Isso acontece especialmente devido aos meses de inverno, visto que o sol vai se fazer completamente ausente.

Além disso, mesmo durante o verão, apenas as primeiras horas do dia contarão com a presença do sol. Em alguns casos, ele pode retornar ao final da tarde.

Logo, a região sul pode ser um bom espaço para uma cozinha, visto que devido à presença constante de calor neste cômodo, ele precisa receber menos luz solar do que os demais.

Entretanto, é muito importante destacar que um projeto elaborado com a orientação solar em mente não leva em consideração apenas o percurso do sol. Para conseguir um imóvel iluminado e caloroso, também deve-se observar os entornos do local, em especial questões como o posicionamento das árvores e dos prédios ao redor.

 

Como a orientação solar pode contribuir para a iluminação natural do imóvel?

 

Além de ajudar em questões de conforto térmico, a orientação solar também contribui para a iluminação natural do imóvel. Quando bem-posicionado, ele tem a sua necessidade de lâmpadas reduzidas e gera uma economia em termos de contas de energia elétrica.

Diante disso, ao pensar a respeito de um projeto arquitetônico, é preciso ter cuidado para decidir o posicionamento das janelas, claraboias e portas de vidro. Estas estruturas são responsáveis por permitir a entrada da luminosidade externa.

É interessante destacar que uma tendência arquitetônica que tem sido usada atualmente para facilitar essa questão são as fachadas de vidro temperado ou laminado. Também podem ser usados aqueles que têm resistência contra os raios UV, oferecendo proteção aos moradores da casa.

Vale mencionar ainda que a posição das portas e das janelas ajuda na questão do conforto térmico, tornando o ambiente mais refrigerado. Isso pode ser feito através da técnica da ventilação cruzada, aplicada com portas e janelas que se localizam em paredes adjacentes ou opostas.

Desse modo, torna-se possível conseguir um ambiente arejado e diminuir a necessidade de utilização de aparelhos como ventiladores e ar-condicionado. Logo, tem-se também uma boa economia com relação à conta de energia.

 

Benefícios da orientação solar para o projeto arquitetônico

 

Diante dos aspectos observados, é possível pontuar que a orientação solar traz diversos benefícios para os projetos arquitetônicos, tornando-os mais iluminados e mais saudáveis para os moradores. Além disso, são benefícios para o meio ambiente e proporcionam economia para os moradores.

O uso da luz natural, bem como o conforto térmico proporcionado por um espaço pensado de acordo com estes critérios, faz com que seja preciso investir menos em lâmpadas e aparelhos para refrigerar o espaço, algo que por si só diminui as contas de energia elétrica.

É interessante destacar que a orientação solar já conquistou tanta importância no meio arquitetônico que acabou se tornando uma Certificação LEED. Este protocolo é internacional e serve para falar a respeito de questões de inovação, gestão ambiental e responsabilidade social.

Portanto, caso você esteja pensando em começar a construção do seu imóvel ou mesmo reorganizá-lo, procure contratar profissionais capacitados e que levem em consideração a orientação solar para conseguir aproveitar o espaço da melhor forma possível e conquistar todos os benefícios trazidos por esta técnica.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso site para conhecer mais sobre os nossos serviços!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
X dúvidas frequentes sobre o Sistema de encaixe

X dúvidas frequentes sobre o Sistema de encaixe

As construções prefabricadas têm se tornado uma opção cada vez mais popular para aqueles que desejam construir uma casa de forma rápida, sustentável e econômica. Dentre os diversos sistemas construtivos utilizados, o sistema de encaixe tem se destacado pela sua eficiência e facilidade de montagem.

Neste artigo, abordaremos 6 dúvidas frequentes sobre o sistema de encaixe em três tipos de construções pre fabricadas: casas container, casas de placa de concreto e casas de madeira.

Leia mais »
Por que ter pousadas?

Por que ter pousadas? 

O setor de hospedagem é uma indústria em crescimento, e muitos empreendedores estão considerando investir em pousadas como uma forma de aproveitar as oportunidades lucrativas desse mercado.

Neste artigo, vamos explorar as razões pelas quais ter uma pousada pode ser uma escolha inteligente e vantajosa. Abordaremos três aspectos importantes: demanda crescente, experiência personalizada e diversificação de renda.

Leia mais »
X inspirações de casas de campo

X inspirações de casas de campo

Seja na busca pela paz ou no desejo de poder estar em um lugar mais calmo, com tempo para pensar e aproveitar a região ao redor. Morar no campo já foi o desejo de muitas pessoas que já não querem mais estar na correria e agitação dos grandes centros. E basta imaginar aquela sensação para pensar nas casas e espaços que chamam a atenção, não é mesmo? Por isso separamos algumas inspirações de casas no campo.

É claro que a escolha do espaço pode variar de pessoa para pessoa, considerando os desejos e objetivos. Mas separamos algumas indicações que vão te fazer ficar apaixonado por esse sonho de vida no campo.

Está preparado para conferir? Então leia o conteúdo completo até o fim e saiba mais!

Leia mais »