Como o contato com a natureza ajuda sua saúde mental?

Como o contato com a natureza ajuda sua saúde mental?

15 de agosto de 2022 Off Por Marilana Paola Souza

A importância do espaço verde

 

De acordo com estudos científicos publicados nas principais revistas do mundo da ciência, a dedicação de algumas horas para estar em contato com a natureza pode melhorar muito o bem-estar e trazer menos estresse, ansiedade e depressão.

Por esse motivo, a construção de parques em território urbano é tão importante. Espaços verdes proporcionam a sensação de tranquilidade e sossego que a mente precisa, simulando um contato com a natureza em um lugar tão caótico como as grandes cidades.

Mas, muitas vezes, esses mesmos espaços não entregam o quanto deveriam, e aqueles realmente dedicados a esse fim, como grandes jardins nos centros urbanos, são extremamente poucos.

A maioria dos espaços verdes urbanos se limita a pequenas praças que estão se misturando às arquiteturas das cidades, com poucas árvores e muito barulho, servindo apenas como uma atividade de lazer com a família. Eles não afastam as pessoas da poluição e dos ruídos que tanto prejudicam a saúde das pessoas.

 

Como a natureza pode ajudar

 

Pesquisas indicam a diminuição dos níveis de ansiedade e depressão naquelas pessoas que passam mais tempo em contato com a natureza.

Isso se deve ao fato de que elas estão longe da grande exposição à poluição, dos barulhos das movimentações das grandes cidades e também devido ao aumento das atividades físicas. O contato com o ambiente mais agradável ao corpo pode beneficiar muito a saúde mental.

Esse novo contato pode trazer uma série de benefícios às pessoas. Áreas verdes são locais muito procurados para atividades físicas, contribuindo para o aprendizado, as funções cognitivas e a memória.

A natureza também melhora o cansaço provocado pela rotina estressante das cidades, ajudando no melhor rendimento dos estudos e do trabalho. Também colabora no desenvolvimento das crianças, aguçando sua criatividade e imaginação, e melhorando sua interação social.

Esse escape é muito benéfico para aliviar os sintomas do Alzheimer e diminuir os sintomas do déficit de atenção, possibilitando também diminuir o uso dos remédios.

Então, de forma resumida, podemos dizer que o contato com a natureza propicia diversos benefícios, como:

• Redução do estresse

O contato frequente com áreas verdes possibilita redução do estresse e da hipertensão. Essa prática ajuda a diminuir a pressão arterial, a pulsação e o nível de cortisol, que é o hormônio do estresse.

• Importante para a concentração

Pessoas que passam mais tempo em áreas ao ar livre, em contato com a natureza, desenvolvem uma maior habilidade de concentração do que aqueles que simplesmente mantiveram sua rotina no meio urbano.

• Aumento da expectativa de vida

Aqueles que costumam passar um bom tempo em áreas verdes costuma apresentar queda da taxa de mortalidade. Isso se deve muito à prática de exercícios físicos, crescimento da interação social e a presença de um menor nível de poluição.

• Fator de Cura

O contato com ambientes verdes proporciona um aumento das funções do sistema imunológico e favorece o aumento de hormônios responsáveis pelo combate às doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

É sempre bom unir o útil ao agradável. A combinação de exercícios físicos enquanto está em contato direto com natureza ajuda em uma melhora significativa do humor e da autoestima, para pessoas de qualquer idade.

Buscar sempre estar em contato direto com o sol também é importante. A vitamina D é essencial para o nosso corpo e saúde mental, e ela só é produzida de forma suficiente pelo organismo quando há esse contato.

Mas é bom estar atento aos melhores horários para pegar sol e sempre utilizar o protetor solar.

 

Como incluir a natureza na rotina

 

Muitas pessoas ficam sem tempo o suficiente para conseguir ir em lugares mais distante, tanto por causa da rotina de trabalho quanto por outros compromissos importantes. Mas elas podem estar em contato com a natureza e conseguir relaxar sem estar muito longe de casa e por meio de pequenos hábitos.

• Reservar um dia para ir a parques e bosques, mesmo que não estejam perto de casa. É bom para a prática de exercícios e levar a família para passear. É importante aproveitar os fins de semana para essa atividade e, sempre que possível, alguns dias úteis.

• Procurar espaços verdes dentro do próprio bairro, seja uma praça ou uma rua mais arborizada para descansar um pouco ou dar uma pequena volta.

• Optar por colocar uma pequena planta em cima da mesa do escritório, principalmente aquelas fáceis de cuidar. Ela pode ajudar a dar um ânimo maior para a rotina estressante do trabalho.

• Cultivar plantas dentro de casa, deixando o ambiente mais verde e mais leve. É interessante também escolher um local para se fazer um jardim, caso haja espaço, pois é uma atividade que pode ser terapêutica e ajudar no alívio do estresse.

• Procure lugares onde é possível respirar ar puro. O contato pouco, mas constante com o ar fresco, longe dos altos níveis de poluição proporciona uma sensação de bem estar. Essa experiência ajuda a regular os níveis de serotonina, ajudando na melhoria da saúde mental trazendo felicidade e relaxamento.

• Morar próximo às áreas verde é uma boa opção, mesmo que a pessoa precisa passar sua rotina nos grandes centros urbanos. Ou então, vá de forma frequente para um local longe do barulho e dentro da natureza.

Se você está procurando um lugar para relaxar, longe do estresse da cidade e com mais contato com a natureza, então conheça nossos imóveis e faça uma reserva! Você também pode anunciar seu imóvel em nosso site!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Personalize sua casa em X passos

Personalize sua casa em X passos 

Personalizar sua casa é uma maneira maravilhosa de tornar o espaço único e refletir sua personalidade e estilo. Quando se trata de casas pré-fabricadas, muitas pessoas podem pensar que a personalização é limitada, mas isso não poderia estar mais longe da verdade.

Neste artigo, exploraremos como é possível personalizar casas pré-fabricadas em 6 passos, oferecendo dicas e ideias para ajudá-lo a transformar sua casa em um espaço verdadeiramente especial.

Leia mais »
Tendências de decoração para esse ano

Tendências de decoração para esse ano

2023 é um novo ano e é hora de começar a pensar em outras maneiras de abrilhantar seu espaço de vida. Se você está procurando alguma inspiração sobre como adicionar um toque moderno à decoração de sua casa, então não procure mais!

Leia mais »
Mito ou veradade sobre casa pre fabricada

Mitos e verdades sobre casas de madeira pré-fabricadas

O sonho da casa própria é o mais frequente quando falamos sobre a população brasileira. A maioria das pessoas deseja sair do aluguel para ter o seu próprio espaço, ou até mesmo quer começar a investir no mercado imobiliário construindo casas e vendendo posteriormente.

Leia mais »
Comece a construir sua vida em família em X passos

Comece a construir sua vida em família em X passos

Construir uma vida em família é uma jornada emocionante e significativa. Para iniciar essa trajetória com o pé direito, é fundamental seguir alguns passos importantes.

Neste artigo, apresentaremos 4 passos essenciais para você começar a construir sua vida em família de forma sólida e tranquila. Desde o planejamento inicial até a busca pela casa ideal e o conforto do lar, cada etapa é essencial para criar uma base sólida para sua família.

Leia mais »