Dicas para montar uma pousada de sucesso

8 de agosto de 2022 Off Por Marilana Paola Souza

Comece pelo plano de negócio

 

plano de negócio é o documento mais importante de qualquer empresa. Funciona como um modelo que leva em conta o negócio em si, o próprio empreendedor, o mercado e todos os pontos de atenção que são necessários para dar o start em um empreendimento.

Assim, o primeiro ponto que você precisa levar em consideração é que, mesmo sendo o seu sonho, uma pousada de sucesso é um negócio.

É fundamental compreender:

 

    • Como o negócio gera dinheiro?

 

 

    • Quem são os clientes?

 

 

    • Onde a pousada fica localizada?

 

 

    • Quanto precisa ser investido?

 

 

  • O que é fundamental e o que é dispensável na abertura?

 

Quanto mais informações prévias você possuir, mais preparado estará para iniciar com o pé direito. Esses dados parecem difíceis de serem obtidos, e realmente podem dar um certo trabalho, mas não podem ser ignorados. É nesse momento que se tem uma previsão de lucro ou prejuízo.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), possui um modelo de plano de negócios que pode ajudá-lo a dar os primeiros passos.

 

Pense no local com cuidado

 

Uma pousada, por definição, é altamente dependente do turismo. Você pode se aventurar abrindo a primeira da região para atrair público, mas o caminho mais certeiro é buscar por áreas que contam com um alto fluxo de visitantes.

É claro que existem alternativas, por exemplo, uma pousada no centro de uma grande cidade para pessoas que viajam a negócios ou estão chegando ao local para morar. No entanto, são exceções que confirmam a regra.

Além do mais, a localização terá um impacto direto no faturamento, uma vez que normas legais precisam ser respeitadas. Por exemplo, as leis de zoneamento no litoral são diferentes do interior do Brasil, e você precisa estar atento a isso.

 

Defina o tamanho inicial

 

Gostamos de falar tamanho inicial porque desejamos que a sua pousada seja um sucesso e cresça a cada dia. Porém, essa medida serve para que você compreenda os equipamentos, mobília e número de colaboradores necessários para o bom funcionamento.

Algumas pousadas de sucesso começam como um empreendimento familiar, no entanto, em algumas áreas será necessário contratar pessoas especializadas. Além do mais, qual é o padrão desejado para os quartos? Quantos hóspedes podem se acomodar em um apartamento? Qual será o período médio de estadia?

Tudo isso impacta não apenas no faturamento, mas no nível de trabalho que você terá para administrar tudo. Comece pequeno, para aprender com os desafios conforme eles surgem.

 

Trabalhe em uma

 

Assim como gostar de comer não te torna um chef de cozinha do dia para a noite, viajar não te faz um expert em atendimento e hospitalidade. Imagine que uma pousada funciona, a priori, 24 horas por dia. Você já parou para imaginar a logística desse serviço?

Uma dica muito importante, não apenas para essa área, mas para todas, é trabalhar em um negócio parecido com o que você quer montar. Isso não significa se tornar CLT, mas entrar em contato com empresas que possam ensiná-lo a administrar, gerir e identificar pares de problemas-soluções.

Conforme afirma Tiago Mattos em seu livro sobre empreendedorismo “Vai lá e faz”, pode ser que você não seja a melhor pessoa para o seu negócio, e está tudo bem. Ao fazer isso você compreende as suas próprias dificuldades para aprimorá-las, ou pode ainda contratar pessoas que complementam as suas necessidades, então, atingirá o sucesso.

 

Montar uma pousada é um bom negócio?

 

Em primeiro lugar, tenha em mente que qualquer empresa pode se tornar um sucesso caso seja gerida com seriedade e profissionalismo. Uma pousada não é diferente. É preciso analisar o mercado, compreender as tendências, e principalmente, ouvir o seu público-alvo.

Com a pandemia de coronavírus, uma parcela significativa de hotéis e pousadas, infelizmente, fecharam as portas. Porém, com a recuperação econômica e o afrouxamento das medidas de restrição, o setor de serviços é o que mais cresce no país (G1).

O investimento em uma pousada é extremamente variável, uma vez que pode ou não envolver reformas ou até mesmo uma construção do zero. O retorno também depende muito do mercado e de acordo com a sua localização, é extremamente sazonal.

É preciso ter claro que a pousada é um negócio como qualquer outro dentro do segmento de atendimento e hospitalidade, portanto, mais do que nunca, o atendimento é a peça fundamental para o sucesso.

Além de todos os pontos comentados até aqui, você e a sua equipe precisarão de treinamento e capacitação para receber os clientes de uma forma cada vez melhor e mais profissional.

O que uma pousada de sucesso vende não é apenas uma estadia, mas uma experiência de conforto, como se o cliente estivesse em casa, mas sabendo que não está justamente por ter um convívio com outras pessoas altamente satisfeitas com o serviço.

Esse é o sonho de muitas pessoas, afinal, quem não gosta de viajar e conhecer novos lugares. Assim, se dedique ao seu plano de negócio para compreender os desafios iniciais no seu caso, e saia em busca da localização ideal para dar início ao projeto.

Nós da Minha Casa Pré Fabricada, somos especializados em materiais pré-fabricados que podem reduzir drasticamente o seu investimento inicial com obras e com a estrutura da sua pousada. Acesse a nossa página e entre em contato para tirar todas as suas dúvidas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Recém-casados dicas para encontrar a casa perfeita

Recém-casados: dicas para encontrar a casa perfeita 

Grande parte das pessoas sonha em ter uma casa perfeita, em se casar ou constituir uma família. Os primeiros passos podem ser desafiadores, porém, sempre vão recompensar. Comprar/alugar uma nova casa ou casar marcam o início de uma nova etapa muito importante na vida de muitos e ao juntar esses dois feitos, pode se tornar mais difícil.

A vida de recém-casados é cheia de novidades, alegrias e novas adaptações, uma delas é conseguir decidir qual será a casa perfeita. Apesar de parecer uma tarefa simples, a nova casa precisa se adequar à realidade de ambos, podendo um sair na desvantagem (mais distante do trabalho ou da família), então, a busca torna-se mais árdua.

Então, separamos algumas dicas de como encontrar a casa perfeita, sendo recém-casado. Veja!

Leia mais »
Por que ter pousadas?

Por que ter pousadas? 

O setor de hospedagem é uma indústria em crescimento, e muitos empreendedores estão considerando investir em pousadas como uma forma de aproveitar as oportunidades lucrativas desse mercado.

Neste artigo, vamos explorar as razões pelas quais ter uma pousada pode ser uma escolha inteligente e vantajosa. Abordaremos três aspectos importantes: demanda crescente, experiência personalizada e diversificação de renda.

Leia mais »